ganhe dinheiro rapido e facil cadastre se e saiba mais

Bem Vindos

Sejam Bem vindos ao Legionario do rock fiquem a vontade para baixar seus arquivos e fazer seus pedidos , ajude nosso blog a continuar clicando em nossas propagandas e cadastrando seus celulares quando fizerem os downloaads um super abraço

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Biografia da Banda Catedral


Uma biografia
Com o dia a dia ficando cada vez mais difícil, enormes barreiras tendo de ser superadas diariamente, a fome, a violência, a desigualdade social e o caos em geral, é natural que isto reflita em nossos pensamentos, e em nossas ações, e na nossa música.
E é inserido neste contexto que surge a Banda Catedral. Eles chegaram para preencher um espaço no rock, depois de 12 anos atuando em outro estilo, o gospel, decidiram adotar uma nova linha e se dedicar a um novo público: o pop-rock. E dentro deste novo estilo, poderem abertamente criticar este mundo e seus defeitos, letras pesadas, reflexões sociais, condenações às drogas, a violência, as brigas religiosas e a luta por um só ideal: amor e paz entre os homens.
Kim, natural do Rio de Janeiro, cidade onde reside, é o vocalista e o Leader Band do Catedral. Tendo aprendido a tocar sozinho, com ligação musical vinda do berço, sua influência musical é o rock inglês, a pop music e o RB. Não tem ídolos, mas diz se espelhar nos Beatles e Elvis, entre outros.
Antes que os compromissos musicais lhe tomassem todo o tempo, Kim era psicólogo, função que às vezes aplica a si mesmo, quando tem de agüentar uma comparação com Renato Russo (Z'L"') do Legião Urbana, por causa da semelhança do tom de voz de ambos, e do modo de cantar. Chegou-se a lançar até o boato de que ele seria primo de Russo. "Não sei quem inventou isto, responde Kim.
Os irmãos de Kim, que decidiram formar a banda junto com ele, numa espécie de reunião familiar foram o Cezar e Julio. Cezar, natural do Rio de janeiro e residente de Nilópolis, cidade do Estado do Rio de Janeiro. A vocação musical começou quando criança, e ele foi aprender sozinho a tocar piano clássico, primeiro instrumento a cair em suas mãos. Depois do terceiro LP do Catedral, resolveu retomar os estudos e fazer faculdade de música. Hoje, é bacharel em guitarra. Suas principais influências são U2, The Smiths, Van Halen, Rush, Yes. Adotou Pat Metheny, Ed Van Halen e outros como exemplos. Suas principais experiências pré-banda foram realizadas em colégios e festivais universitários, onde sentiria o que seria capaz de provocar neste público tão especial: os jovens. Last Train Home do Pat Metheny, é sua música preferida.
Julio, nascido e residente na cidade do Rio de Janeiro. Seguindo o exemplo do irmão mais velho, iniciou-se no piano clássico, a principio tocando sozinho. Depois de algum tempo entrou para a escola de música Rio Música, em Botafogo, onde terminaria o curso, com apenas sete dias de aula. Suas influências e referências são Rush, Pat Metheny, Yes e Stanley Clark. A música que marca sua vida é first circle, do Pat Metheny.
Completando o grupo está o baterista, amigo da família, chamado para compor o elenco, e que aceitou na hora o honroso convite, Guilherme, natural e morador do Rio de Janeiro.
Sua vida musical começa na Igreja, onde aprendeu a tocar, também de forma autodidata. Sob influência musical do rock inglês, U2, The Smiths, criou um estilo próprio, o que faz dele um dos melhores bateristas do Brasil. Antes de se dedicar absolutamente a banda, ele tocava sua vida como empresário, de onde tirava seu sustento. Tendo conhecido os irmãos Motta na igreja, aceitou o convite de Kim para formarem uma banda que tocaria em escolas e festivais e partiram para a luta.
Começava ai uma história que já dura Quatorze anos e tem como resultado treze trabalhos lançados: quatro pela gravadora Pioneira, sete pela MK Publicitá e mais dois, lançados pela Continental East West.
Para Todo Mundo foi um novo começo. Ao decidir trocar de gravadora, realizada a aproximadamente um ano, quando o produtor Jairo Pires, hoje empresário da banda, os descobriu e os levou à Continental, eles estavam dispostos a dar uma guinada total em sua vida. Iriam sair da restrição de um mercado e adotar um rock/popular, que leve sua mensagem à todos.
Mais do que Imaginei é a continuação natural deste processo. Apesar dos 14 anos nas costas, pode-se dizer que tudo começou de um novo marco zero a partir do lançamento do primeiro trabalho pela nova gravadora. Como tal, ele era antes de tudo, uma experimentação. Um novo solo estava sendo desbravado, e uma nova atitude tomada. Agora chegou a hora da consolidação. Kim, o vocalista, Cezar, o guitarrista, Julio, no baixo e completando, Guilherme na bateria, dado o primeiro o passo, pretendem agora alçar grandes vôos e conquistar todo o Brasil.
O novo cd, recém lançado e que promete muito, desta vez, investe mais pesado no rock e em baladas românticas do que o cd anterior.
Finalizando o novo disco está a faixa bônus, a versão acústica do grande sucesso de Para Todo Mundo, Uma Canção de Amor Pra Você, que chegou a ser primeiro lugar na MTV e em várias rádios do Brasil.
Além deste, outro clipe, Quando o Amor Acontece teve repercussão na MTV, e ambos os clipes chegaram ao primeiro lugar. Como também obtiveram grande sucesso no programa TVZ do canal Multishow. E mais uma grata surpresa: o Catedral foi apontado como um dos finalistas indicados do canal para a disputa de Banda Revelação do ano, do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Outro ponto importante, foi a música Eu Quero Sol Neste Jardim ter sido uma das mais executadas da Rádio Transamérica chegando entre as seis mais votadas de toda a rede.
A confiança é tão grande que Kim define o momento mais emocionante da carreira como o "que está por vir",. O recente álbum foi escolhido pelos meninos também, como o de suas vida, por marcar uma nova etapa em suas carreiras.
Entre os destaques do novo trabalho estão: Eu Amo Mais Você, um rock de peso, quase um Punk Rock, com atitude, introspecção, uma volta aos anos 80, em uma mistura incrível que resgata uma letra poética, romântica e apaixonante.
A primeira faixa do novo disco é O Nosso Amor, uma baladinha que tem um coro primoroso ao fundo, arranjo especialmente criado para isto por Tom Capone, com o detalhe instigante ainda, de o coro ter sido gravado em separado, momentos antes da própria música. A segunda segue na mesma linha romântica, Balada de Uma Saudade fala de um amor perdido. A número quatro, Helena de Tróia prima pela musicalidade e pela afinidade dos instrumentos, já que as guitarras são equalizadas de modo a produzir efeitos fantásticos que dão um clima todo especial a esta música. Mil Maneiras é um Folk com letra metafórica, que viaja e fala das coisas da vida. A grande aposta da banda está na faixa seis, Meu Bem, uma versão de Mandy, grande sucesso antigo na voz de Barry Manylow, uma balada Folk numa versão romântica capaz de abalar qualquer coração desavisado.
Prestando uma homenagem à aqueles que marcaram a carreira da banda, é um privilégio para eles regravarem Sol de Primavera de Beto Guedes e Ronaldo Bastos. Com participação mais que especial de Tom Capone em uma das guitarras, Não Vou te Esquecer é mais uma balada romântica deste novo trabalho. A nona música, título do cd, Mais do que Imaginei, é a regravação de mais um sucesso internacional, Is It Ok If I Call You Mine, agora na sem igual, voz de Kim. Antes e Depois do Meio Dia é um libelo contra as injustiças do mundo, um rock super pesado com uma letra crítica que atira contra diversos temas sociais: as guerras religiosas do Oriente Médio e da Irlanda do Norte, o preconceito racial no Brasil e etc...
Outra canção com uma visão crítica do mundo atual, um blues/rock com letra poética é Vidros e Diamantes. A décima segunda é a regravação do sucesso pop internacional, Kiss-Me da banda Sixpence None the Richer [que chegou a ser música título do filme "Ela é Demais"].
Mas afora o novo trabalho, momentos emocionantes também não faltaram.
Para Cezar foi cantar no metropolitan [hoje ATL HALL], no Rio de Janeiro, uma das maiores casas de show da América Latina - show mais emocionante de Kim e Guilherme - apesar de apontar o Olímpia como o show mais marcante. Para Guilherme foi a gravação do CD 10 Anos Ao Vivo no Imperator, Rio de Janeiro. Para Julio foi gravar o Transamérica ao Vivo. Apesar disso tudo, o maior show da banda, não foi nenhum destes, mas sim o realizado na festa da Rádio Melodia na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, para 200 mil pessoas.
Histórias engraçadas eles também tem para contar. Como a da fã que desmaiou durante um show, foi medicada, atendida, causou alvoroço, mas ficou tudo bem. Sendo que no show seguinte, ela reapareceu, apresentando-se como a fanática que desmaiou. Ou quando Guilherme foi dar uma entrevista em São Paulo, e não conseguia de forma alguma falar a palavra "familiarizando". Incrível, por mais que os outros falassem, ele não conseguia repetir. "Daí começamos a rir sem parar e acabou a entrevista", lembra.
Julio recorda-se do show do Imperator, casa lotada, na hora de entrar no palco, todo escuro, foi correr e no meio do palco deu um chute em uma caixa pesadíssima e teve de manter a pose. Continuou no show como se nada tivesse acontecido. No intervalo é que foi ver que tinha arrebentado a perna toda, a ponto de rasgar a calça.
Sem querer planificar o futuro - "prefiro que as coisas fluam da melhor maneira possível", afirma Julio - a Catedral luta agora para conquistar novos espaços, podendo assim exercer o seu trabalho, sem preconceitos, para um público maior.
Com o CD Mais do que Imaginei, eles pretendem escrever de vez seu nome na história do Pop/Rock nacional. O que está mudando basicamente dentro do trabalho da Banda Catedral é uma postura mais pop aliada ao rock, estilo predominante deles. Além disso, o grupo pôs mais romantismo em suas letras, sem deixar de lado suas características de críticas sociais e letras reflexivas. Este CD marca também o início de um trabalho com Tom Capone, co-dirigindo toda a produção ao lado de Jairo Pires, o produtor e empresário da banda. Não é a toa que a Banda Catedral considera este o melhor de sua carreira. Até onde eles podem chegar? Isto está além da imaginação.
Ultrapassando barreiras
Os quatro integrantes da Banda Catedral - Kim (vocal), Cezar (guitarra), Júlio Cezar (baixo) e Guilherme (bateria) assumem uma nova postura no cenário musical. Com 12 anos de uma carreira de sucesso a frente do mercado gospel, o Catedral é hoje uma banda de pop rock nacional como, na verdade, sempre foi. O trabalho diferenciado, de acesso fácil às pessoas, continua de forma renovada sem ser exclusividade de nenhum segmento. Afinal, a música do Catedral sempre foi universal.
Ao longo da carreira, o Catedral sempre procurou trabalhar para um público pensante, formador de opinião, participando e entendendo das mensagens apresentadas nas letras das músicas. Desde o início da carreira, o Catedral sempre falou dos problemas sociais que influenciam o dia-a-dia do homem com críticas à própria igreja enquanto Instituição, às drogas, o preconceito racial, enfim, sem esquecer de falar do amor, o mais sublime dos sentimentos. E essa linguagem de protesto usada sempre foi o rock.
Em nenhum momento o Catedral fez música exclusiva para um segmento. Como sugere o último Cd "Para todo mundo", lançado no final de 1999, pela gravadora Warner Continental East West, a banda deixa o mercado gospel, onde começou por força da religião, e assume definitivamente essa postura popular que sempre lhe foi característica.
A posição social da banda permanece a mesma: continuar sendo um referencial positivo para seu público, formado em sua maioria por jovens mas que agrada os adultos, afinal, a média etária de seus integrantes é 30 anos.
Sem rótulos a banda atinge um público maior
A veiculação da música "Eu quero sol nesse jardim" - a primeira música trabalhada no Cd "Para todo mundo"- na Rede Transamérica, em fevereiro de 2000, foi o ponta-pé inicial para que a carreira do Catedral, no cenário do pop rock, começasse a se firmar. A música chegou ao 6° lugar geral da Rede como uma das 55 mais pedidas pelos ouvintes. Considerando somente os artistas nacionais, o Catedral chegou ao 4° lugar geral, ficando atrás apenas de bandas como Raimundos, com a música "Me Lambe"; Los Hermanos, com o hit "Ana Júlia"; e Pio Box, com "Papo de Jacaré".
Com a abertura da Transamérica, o Catedral começou a tocar em várias rádios do país, em todos os estados, principalmente fora do eixo Rio-São Paulo. Em 11 meses de trabalho a banda fez 20 programas de televisão, entre eles, Super Pop, na Rede TV!; Flash, com Amaury Jr; Programa da Lili, na CNT; Caderno Teen, na TVE; Olga Bongiovanni, na Bandeirantes; Na Boca do Povo, com Wagner Montes; A Cara do Rio, com Jair Marquesini; Viver, com Liliane Boaventura na Rede Mulher; O +, com Otaviano Costa (hoje chamado Super Positivo); Raul Gil, na Record (Duas Vezes); Ligação, com Marcelo Augusto, na Gazeta; e Programa Guto Moreno, na CNT; Entre outros programas regionais pelo Brasil.
Mais à frente, o clipe da música "Uma canção de amor para você", com participação especial da atriz Gabriela Alves, estreou na MTV e em Uma semana já estava em 20° lugar no Top 20 Brasil, que é um resumo dos clipes mais pedidos da semana, do Disk MTV. Sendo que depois de ficar em varias posições no Top 20 Brasil, chegou a sua melhor colocação que foi o 4° lugar, à frente dos astros Britney Spears, Hamson e Backstreet Boys. O 1° lugar no Disk MTV veio sem demora com concorrentes de peso: KLB, Twister e Raimundos. No Disk MTV a Banda Catedral Ficou mais de um mês entre as 10 músicas mais pedidas, passando por quase todas as posições.
Depois da MTV, o clipe passou no Canal Brasil, do Sistema Globosat, no programa Clipe Brasil; e no Multishow, também da Globosat, no programa TVZ, onde ficou por seis semanas seguidas entre as 20 mais pedidas, com 7° lugar como melhor colocação. Milhões de telespectadores, no país inteiro, tiveram a oportunidade de conhecer o Catedral. Tendo em vista que a Banda Catedral esta sendo uma das mais votadas em algumas categorias do 7o. prêmio MULTISHOW da música brasileira.
Um dos clipes mais recentes do Catedral estreou no dia 16 de janeiro na MTV. "Quando o amor acontece" foi gravado na antiga Casa da Moeda, num galpão abandonado, e tem como temática a banda tocando ao vivo. É um clipe bastante introspectivo, que utiliza sombras e zoom de olhos e rostos como recursos. A direção é de João Elias Júnior e o diretor de fotografia é de Juarez, parceiro de João Elias Jr. (Consagrado diretor de clipes, vencedor de 2 VMBs). Em 2 dias o clipe da música Quando o Amor Acontece, já estava em 8o.lugar na MTV. Sendo que dia 25 de Janeiro de 2001, já chegou ao 2o. lugar, perdendo apenas para Save me (Hanson). E no TOP 20 BRASIL, estreou em 12o. lugar.
Um histórico de sucesso
Onde o Catedral esteve sempre foi recordista em tudo: a primeira banda em vendagem de Cds e a primeira em lotação de público. Tanto é que sempre era convidada para encerrar shows e receber diversos prêmios. Por dois anos consecutivos, o Catedral foi escolhido como a melhor banda gospel do país (1997/98) além de ter sido indicado nos anos de 1996 e 1999. Por oito anos- de 1991 a 1999-, o Catedral foi a principal banda de gospel rock do país, sem concorrentes. Isso foi um dos motivos que levou os integrantes a quererem um novo desafio.
Agora não há mais barreiras para o Catedral. A Warner Continental está apostando tudo na banda que já no primeiro Cd, "Para todo mundo", conseguiu conquistar novos admiradores do seu trabalho. Assim, o Catedral vai se colocando definitivamente no mercado popular, para continuar percorrendo uma trajetória de sucesso!

Nenhum comentário:

Novo Parceiro

Novo Parceiro
o melhor canal de filmes on line

propagandas de cd da legiao

Tv ON line chaves e chapolin

Pesquisar este blog

Carregando...

Followers